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Boleto recorrente: O que é e como funciona?

A automatização da gestão de faturas tornou-se um dos principais desafios das pequenas e médias empresas que ainda utilizam o excel ou o fazem manualmente. 

Com a grande disponibilidade de tecnologia e os diferentes tipos de auxílios de digitalização, a automação de boletos experimentará um grande impulso. Agora, vale a pena investir nesse processo? Leia e descubra.

A importância da automação de boletos

Uma boa gestão em automação de boletos é um dos processos vitais para uma empresa. Por um lado, permite ter uma visão clara de como está a sua empresa e, por outro, serve para fazer previsões realistas do futuro e planejar diferentes ações.

No entanto, este processo encontra muitas vezes um problema: as microempresas e os trabalhadores independentes têm de realizar por conta própria todas as tarefas relacionadas com a gestão do seu negócio. Como consequência, o número de erros aumenta.

No final do dia, somos todos humanos. Sem ir mais longe, 10% das faturas não são pagas em dia, o que gera uma perda de 2,6% da receita para as empresas.

Como evitar esses atrasos?

A integração e automatização da gestão de faturas num programa especializado permite, entre outras coisas, evitar atrasos administrativos que podem ser tão dispendiosos. 

Em alguns casos, como empresas que possuem lojas online, ter uma solução desse tipo é absolutamente necessário para controlar receitas e despesas.

Você pode imaginar que, após qualquer compra online, uma fatura é gerada automaticamente? Dessa forma, você pode esquecer de fazer as infinitas listas do Excel “à mão” para acompanhar.

Além disso, os atuais programas de cobrança estão bem distantes dos tradicionais e complexos programas de contabilidade que, no final, tiram seu tempo e energia.

As vantagens de um processo automatizado

O software de cobrança pode ser integrado a um ERP (plataforma de gestão) ou composto por ferramentas individuais e especializadas. De qualquer forma, essas são as principais vantagens que eles lhe trarão.

1. Automação de tarefas

Em uma empresa existem muitas tarefas repetitivas, principalmente no nível administrativo, que nos afastam muito das nossas atividades principais.

Ao mesmo tempo, são ações essenciais para a sobrevivência da empresa, como a gestão de cobrança de faturas, pagamento de impostos, inadimplência de clientes, etc.

Ter um software de faturamento ou tesouraria automatiza essas e outras funções repetitivas, além de permitir que você agende alertas importantes, como o pagamento de impostos. 

Como exemplo, a Protesto24h é uma plataforma que auxilia na cobrança de boleto dos clientes inadimplentes. É possível cobrar através do protesto de títulos de forma simples e rápida.

Além disso, como as faturas são geradas automaticamente a cada compra, como dissemos anteriormente, você pode ver em tempo real como está o seu caixa. Os números também mostrarão a saúde financeira do seu negócio e o estado das contas.

2. Menos gastos de papel

Se somarmos todo o papel que gastamos em faturas ao longo do ano, perceberemos que é uma quantia significativa que podemos economizar com a digitalização. Além desse interesse por nossas contas anuais, estaremos contribuindo para tornar o mundo mais sustentável. 

3. Economizando tempo e dinheiro

Um negócio exige muito tempo e dedicação, principalmente se for pequeno ou se estiver começando. Certamente você terá mil procedimentos para realizar e muitos números para examinar. 

Todas as tarefas que você pode automatizar desde o início economizarão tempo e dinheiro significativos. Principalmente, naquelas áreas onde é necessário ter certos conhecimentos, como a contabilidade.

4. Fale diretamente com seu gerente

Incorporar certas ferramentas de colaboração está se tornando moda no setor, como bots ou chats ao vivo.

Todos eles visam melhorar a experiência do cliente e você pode aproveitá-los para discutir questões diretamente com seu fornecedor de software. 

Dessa forma, você aprenderá a manejar melhor e mais rápido a ferramenta informática e a automatizar seus processos.

No final, qualquer uma das etapas em torno do seu fluxo de caixa afetará a demonstração de resultados do seu negócio e sua evolução. 

Um erro nestas operações, como perda de faturas, duplicações, etc. Isso causará uma análise ruim, portanto, decisões erradas e a automação de sua estratégia de boleto recorrente e processos de cobrança podem ajudar muito sua empresa.

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