ENTRE NO NOSSO GRUPO VIP

Entre no nosso grupo vip e receba noticias esclusivas sobre todos os beneficios que tem direito e como se inscrever

Moeda Rara de 25 Centavos de 1998 Vale R$ 2.700 em 2025

Saiba que existe um mundo fascinante das moedas raras, onde poucos centavos podem valer uma fortuna! Dependendo do tipo de moeda e de sua...

72 hrs são quantos dias?

InícioBenefíciosBolsa família: Como saber se fui aprovada?

Bolsa família: Como saber se fui aprovada?

Cumpriu todos os requisitos, já se inscreveu no Cadastro Único e se submeteu à análise do governo. Mas e agora? Como saber se fui aprovada no Bolsa Família?

A consulta dessa informação é bem fácil. A análise do Governo Federal pode levar de 30 a 90 dias depois da inscrição no Bolsa Família, durante esse período, é crucial se manter atualizada.

Mas como fazer isso?

Bolsa família: Como saber se fui aprovada?

Quando a família é aprovada no Bolsa Família, o governo manda uma carta para a sua residência comunicando a aprovação. Fique de olho na sua correspondência!

Mas pode ser que você tenha perdido essa carta. Assim, a consulta pode ser realizada pela internet, no aplicativo do Cadastro Único. Baixe o aplicativo do CadÚnico e entre com as informações da sua conta Gov.br.

No aplicativo você poderá conferir o estado da sua solicitação. A Central de Atendimento da Caixa no número 111, também é uma forma de saber se sua família foi aprovada.

E se o benefício foi negado?

aprovação bolsa família-
Foto/Reprodução

A negação do Bolsa Família é fato que pode acontecer. Isso ocorre caso sua família não cumpra algum dos requisitos básicos do programa. No entanto, você pode recorrer.

Caso seu Bolsa Família tenha sido negado, é necessário comparecer ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). No órgão você poderá resolver o problema presencialmente e saber o motivo da não aprovação. O problema pode ser no Cadastro Único, e a resolução será bem simples.

Quando e como é feito o pagamento do Bolsa Família?

Você já foi aprovada e agora vem o mais importante, o pagamento do benefício. Atualmente, o valor do benefício é de R$ 600, no mínimo. Porém, o valor pode aumentar dependendo da configuração familiar.

Por exemplo, famílias com crianças até 6 anos recebem mais do que aquelas com filhos adolescentes. Ainda há o acréscimo do Vale Gás, benefício que garante R$ 102 a cada dois meses para a compra do gás de cozinha.

Independente do valor, o pagamento do Bolsa Família é feito nos últimos 10 dias úteis de todo mês. A ordem de pagamento segue o último número do NIS do beneficiário. Ou seja, o pagamento começa com aqueles que tem NIS que termina em 1 e vai até os que terminam em 0.

Cada mês o calendário muda, com datas específicas para o período. O pagamento do Bolsa Família é administrado pela Caixa Econômica Federal. Sendo assim, a grande maioria dos beneficiários podem movimentar o benefício pelo Caixa Tem, onde o dinheiro cai automaticamente.

Não recebeu seu Bolsa Família na data certa? Então é necessário procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou ligue para a Central de Atendimento Caixa no número 111. Pode haver algum problema em seu cadastro, que precisa ser corrigido o quanto antes.

Bolsa família: Como saber se fui aprovada?
Foto/Reprodução

O que é NIS? Como saber o meu?

O número do NIS é essencial para qualquer beneficiário de qualquer auxílio do governo. Além de, através do número, você saber quando irá receber o Bolsa Família, também pode consultar a situação de qualquer benefício que receba.

O número do NIS é um registro de cada cidadão no Brasil e é utilizado pelo Governo Federal. Este número é criado assim que você se cadastrar em algum benefício do governo.

Em alguns casos o NIS é substituído pelo PIS, principalmente se você já possuiu registro em carteira. Tecnicamente os dois números são a mesma coisa, embora venham de origens diferentes.

Os meios mais comuns de consulta do número do NIS são:

  • A carteira de trabalho (quando se tem o PIS)
  • No cartão cidadão
  • Extrato do FGTS ou de qualquer benefício
  • Pelo aplicativo CadÚnico ou Gov.br
  • Ligando para a Caixa no número 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 726 0207 (demais regiões)

Se mantenha atualizada com relação a aprovação de seus benefícios e não perca tempo se precisar resolver pendências!

Quer se manter informado sobre as novidades dos benefícios de forma digital? Então, acompanhe o Notícias sobre Benefício e fique por dentro de todas as informações importantes.