Você é um trabalhador autônomo que busca mais segurança e estabilidade para o seu futuro? Então, saiba que o INSS pode ser a chave para conquistar essa tranquilidade! Através da contribuição mensal, você garante o acesso a diversos benefícios do INSS.
Quem paga INSS por conta própria tem direito a quê?
Ao se tornar um contribuinte individual, você garante o acesso a uma gama de benefícios do INSS que podem fazer toda a diferença na sua vida.
Veja os principais:
- Aposentadoria: Você poderá se aposentar por idade, tempo de contribuição ou invalidez
- Auxílio-doença: Em caso de doença ou acidente que o impeça de trabalhar temporariamente, você terá direito ao auxílio-doença.
- Pensão por morte: Seus dependentes (cônjuge, filhos, pais ou irmãos dependentes) terão direito à pensão por morte. O valor da pensão varia de acordo com o tempo de contribuição e o salário de contribuição do falecido.
- Salário-maternidade: As mulheres autônomas que se tornam mães têm direito ao salário-maternidade.
- Auxílio-reclusão: Caso você seja preso, seus dependentes terão direito ao auxílio-reclusão. O valor do benefício é equivalente a 50% do seu salário de contribuição.
Como se Cadastrar no INSS como Autônomo?
Para se cadastrar e ter acesso aos benefícios INSS como autônomo, siga estes passos simples:
1. Encontre seu número do PIS/NIT
Se você já trabalhou com carteira assinada, utilize o número do PIS. Caso não tenha um número do PIS, você deverá obter o seu número do NIT junto ao INSS.
2. Escolha o Plano de Contribuição
São três planos distintos de contribuição, destinados a tipos de públicos diferentes:
- Plano Normal: A contribuição é de 20% da sua renda mensal, com direito a todos os benefícios previdenciários.
- Plano Simplificado: A contribuição é de 11% do salário mínimo, mas você não tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição.
- Plano Baixa Renda: A contribuição é de 5% do salário mínimo, disponível para pessoas que se dedicam a atividades domésticas em suas residências.
3. Emita o GPS (Guia da Previdência Social)
O GPS é o documento utilizado para pagar a sua contribuição mensal, você pode emitir o GPS no site do Meu INSS. Pronto, agora você, autônomo, já pode contribuir para a previdência e ter direito a uma série de benefícios do INSS.
Quer se manter informado sobre as novidades dos benefícios de forma digital? Então, acompanhe o Notícias sobre Benefício e fique por dentro de todas as informações importantes.