Quem pode receber e tem direito ao PIS liberado em 2024?

Você já deve ter ouvido falar no PIS em algum momento de sua vida profissional. Muitas pessoas ainda não recebem o benefício ou ficam com dúvidas a respeito dele. Você sabe quem vai receber o PIS em 2024?

Assim, pensando nisso, criamos este artigo. Ao final do texto, você sairá sem nenhuma dúvida com relação ao PIS.

Aqui, veremos o que é este benefício, quem vai receber em 2024 e qual será seu valor. Além de muitas outras informações. E então, vamos começar?

quem vai receber o pis em 2024

Quem vai receber o PIS – O que é PIS?

Antes de sabermos quem vai receber PIS em 2024, é necessário saber o que é este benefício.

O PIS (Programa de Integração Social), garante ao trabalhador da iniciativa privada, receber alguns benefícios. Tais benefícios são garantidos por lei e pagos pela CAIXA.

Com isso, se você trabalha para uma pessoa que tem CNPJ, ou seja, para uma empresa, então tem direito ao benefício. O PIS é um imposto que os donos de CNPJ pagam por cada funcionário, para que eles tenham acesso ao FGTS e ao seguro desemprego.

Este foi um benefício criado pela Lei Complementar nº 26, de 11 de setembro de 1975. Essa ainda uniu o PIS ao PASEP.

O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), como o próprio nome já diz, este é um programa voltado para o Servidor Público. Logo, se você trabalha para um órgão público, recebe o PASEP e não o PIS.

Como fazer o cadastro no PIS?

A partir do seu primeiro emprego para uma empresa, será realizado o cadastro no PIS. Com isso, você não precisa refazer mais o cadastro, ao longo de sua vida profissional.

Quem vai receber o PIS em 2024?

Como vimos anteriormente, quem irá receber o PIS é quem trabalha para a iniciativa privada. Ou seja, para quem está, no emprego atual, com registro em carteira feito por empresa dona de CNPJ.

Mas, além disso, existem alguns requisitos, para quem tem direito de receber o PIS, são eles:

  • Ter vínculo empregatício dê pelo menos 30 dias
  • A sua remuneração deve ser menor do que dois salários mínimos
  • Ter seu registro no PIS por, pelo menos, 5 anos.
  • Ter cadastro no eSocial

Além disso, só pode receber o PIS se a empresa colocou as informações corretamente no sistema do eSocial. Logo, se não sabe a situação do seu cadastro, entre em contato com seu empregador para se informar.

Dessa forma, se você está nessa condição, então saiba que tem direito ao abono salarial. O que é isso? Bom, é o que veremos a seguir.

quem vai receber o PIS em 2024?

PIS 2024 abono salarial

Este abono é o valor pago pela CAIXA ao trabalhador. Como vimos, para ter direito ao abono, você deverá ter cumprido alguns requisitos.

Agora, se cumpriu todos eles, então é importante ficar de olho no calendário que a CAIXA divulga todo ano. Geralmente, o pagamento do PIS ocorre de fevereiro a março. Mas, caso ocorram imprevistos, essa data pode ser mudada.

Sendo assim, é importante sempre estar de olho no que a CAIXA divulga.

Bom, agora vimos quase tudo sobre o PIS. Mas, ainda falta um ponto para lá de importante. Qual é o valor?

Leia também:

Onde encontrar o número do benefício do INSS?

Benefício por Incapacidade: O que é e quem tem direito?

Qual é o valor do PIS 2024?

Nem todas as pessoas recebem o mesmo valor para o PIS. O valor do PIS é no máximo R$ 1.412 atualmente.

Para saber o quanto irá receber, deve saber quantos meses trabalhados no último ano. Com isso, se trabalhou os 12 meses, com registro em carteira, então terá o direito ao valor cheio.

Além disso, pode ser que o valor do PIS fique maior em 2024. E então, você vai receber o PIS em 2024?

Por fim, antes de sair do artigo, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais. Dessa maneira, mais pessoas podem tirar suas dúvidas a respeito do Programa de Integração Social.

Quer se manter informado sobre as novidades dos benefícios de forma digital? Então, acompanhe o Notícias sobre Benefício e fique por dentro de todas as informações importantes.  

Deixe um comentário